CIRURGIAS DE CONTORNO CORPORAL

CRUROPLASTIA - Guilherme Ribeiro

CRUROPLASTIA

Quem pensa que só a face, o pescoço ou o abdome sofrem com o excesso de pele e a flacidez se engana. Diversas outras áreas corporais podem apresentar excesso de pele causando enorme desconforto físico e estético. Uma dessas áreas é a coxa. Seja em decorrência do envelhecimento da pele ou das oscilações de peso durante a vida, as sobras de tecido cutâneo nesta região corporal podem afetar profundamente a autoestima de homens e mulheres.

Nestes casos, o lifting de coxas – ou cruroplastia – é o procedimento cirúrgico mais indicado. Trata-se de uma cirurgia que retira o excesso de pele e parte do tecido gorduroso, com o objetivo de redefinir o contorno dos membros inferiores.

Indicações

O lifting de coxas é indicado para pacientes adultos que se consideram no peso ideal e que apresentam sobra de pele de graus moderado a alto.

A cirurgia

O lifting de coxa é um tipo de cirurgia plástica que permite devolver firmeza e contorno às coxas, à partir da retirada do tecido cutâneo em excesso. A cirurgia pode ser feita de forma isolada ou em associação com outras técnicas como a lipoaspiração, na eventualidade de ser necessária a remoção da gordura localizada.

As incisões podem ser feitas em locais variados, a depender da quantidade de tecido a ser retirado e das áreas que apresentam a flacidez. De modo geral, faz-se uma incisão na virilha que se estende ao longo da raiz da coxa. Pode em alguns casos ser necessária uma cicatriz maior na face interna da coxa, reservada para maior flacidez. 

A cirurgia dura entre 2  horas em média, e pode ser feita com anestesia geral, peridural ou raquianestesia com sedação. 

Pós-operatório e resultados

Após a cirurgia é normal apresentar algum desconforto, edema (inchaço) e equimoses (roxos) na região operada. O uso de ataduras ou malhas específicas para essa região é indicado para ajudar o corpo neste primeiros dias de pós-operatório.

Atividades físicas mais intensas, como correr ou ir na academia, só devem ser iniciadas após a liberação médica. As cicatrizes do lifting da coxa normalmente são mais visíveis durante os primeiros dias após a cirurgia e podem, até, ficar mais grossas durante os primeiros meses. No entanto, tendem a reduzir no médio prazo tornando-se discretas e camufladas nos contornos do corpo.